8 de novembro de 2009

A MULHER E SUA SOBREVIVENCIA

A MULHER E SUA SOBREVIVENCIA



A Mulher e questao

Em todas as sociedades, no decorrer de todos os tempos, a mulher desempenha, simultaneamente, vários papeis: ela é a mãe, esposa, dona-de-casa, conselheira e, em muitos casos a provedora do sustento familiar.

Entretanto, tão antiga quanto essa multiplicidade de funções, estão a desvalorização dos papéis desempenhados e a da própria mulher. Ela continuou sendo vista por muitos, como um ser inferior incapaz de exercer plenamente sua cidadania -no Brasil, por exemplo, só pôde votar por meados do século xx –e a ser discriminada em suas habilidades profissionais, por salários abaixo dos pagos a homens em igual função.

No limiar do século XXI vê-se, com satisfação, que o quadro começa a ser alterado e a mulher passa a ocupar outro lugar na sociedade. Num mundo globalizado, ágil, com rapidez de informações e permanente transformações, ela precisou romper com o papel que vinha desempenhando atreves dos séculos- o de ser somente procriadora- e passar a ter vontade empreendimento e ação. Seu ingresso num domínio público está trazendo transformações nas estruturas psíquicas , tanto de homens quanto de mulheres e, conseqüentemente mudanças nas atuais estruturas sociopolítico-economicas.

Para refletir sobre as transformações que vem se operando, quase sem serem recebidas, aborda se o tema discurso e gênero- a mulher em foco.

Gênero- o que é por ser um assunto até há pouco discutido , é interessante que se façam um pouco mais de ancoragem sobre o termo gênero. Sabe-se que a educação principalmente nos cursos básicos é predominantemente levada por mulheres. E se, através dos tempos analisamos a bibliografia sobre o tema, ver-se-á que as mulheres quase não aparecem co mo autoras. Obras de Historia da Educação são muito apoiadas em grandes nomes ou quadros genéricos de histórias.

Nenhum comentário: